FRETE GRÁTIS ACIMA DE R$249 EM TODO BRASIL ♥

Tudo o que você precisa saber sobre vela ecológica

Vela ecológica é o foco do texto de hoje. Ter uma vela aromática acesa em casa é maravilhoso; saber que essa vela é feita manualmente e ainda não polui o nosso ecossistema é melhor ainda. Aproveite e aprenda tudo que você precisa saber para comprar uma vela amiga do meio ambiente.

O que é uma vela ecológica?

Um produto ecológico é aquele que não prejudica o meio ambiente ou é criado de modo que o danifique menos.

São opções que têm componentes biodegradáveis. No caso de velas, não possuem parafina ou elementos que aumentam a toxicidade da fumaça na sua queima. 

Além disso, são feitos com ceras e óleos vegetais, podendo ou não ser adquiridos de produtores locais.

Por que comprar vela ecológica?

Comprar uma vela ecológica fomenta um consumo mais consciente de velas aromáticas e estimula o mercado a se reinventar e adaptar seus mais diversos tipos de produtos para essa nova realidade, com uma produção ecologicamente responsável.

Além de ter uma vela linda, incrível, você ainda ganha uma opção que é amiga do meio ambiente e, em alguns casos, que também não tem em sua composição nada de origem animal. Fantástico, né?

Velas aromáticas e sustentabilidade

Sustentabilidade é uma pauta amplamente discutida e super atual. Hoje em dia, todas as empresas ao redor do mundo estão preocupadas com o crescimento sustentável.

Mas, relaxa! Vamos explicar de forma bem simples para você entender.

O crescimento sustentável, de forma simples, é ter uma linha de produção que supra as necessidades da geração atual, sem prejudicar a manutenção das necessidades das gerações futuras. Ou seja, produzir para nós sem comprometer os recursos naturais para os nossos filhos e netos.

selo eureciclo vela ecologica mair
Ao comprar uma vela ecológica, você ajuda as gerações futuras.

O que compõe uma vela ecológica?

Essa vela, em sua composição, conta com materiais biodegradáveis que não fazem mal ao meio ambiente.

Ceras e óleos vegetais, pavio de tranças especiais, embalagens ecológicas… tudo isso compõe uma vela que não trará malefícios para o nosso planeta, pois elas também não devem conter aditivos tóxicos. 

Logo, esses produtos são uma resposta à preocupação em manter o equilíbrio do nosso ecossistema e a sua biodiversidade. Quanto mais natural for o desgaste dos resíduos da vela, o reaproveitamento das embalagens, mais ecológica ela é. 

Ah, e lembre-se: quanto mais limpa a fumaça for, melhor para você, para as pessoas da sua casa e para o meio ambiente.

Alternativas biodegradáveis

Desde a criação da base da vela à sua embalagem, tudo deve ser pensado e fabricado com componentes biodegradáveis Ou seja, eles devem ser destruídos ou decompostos por um elemento biológico, na própria natureza.

Sabe aqueles saquinhos e potes de plástico? Nessas velas, eles não podem ser utilizados. 

A critério de curiosidade, o plástico demora de 450 a 500 anos para se decompor e sua reciclagem é uma das mais difíceis de se fazer. Preocupante, não é mesmo?

Sendo assim, vamos listar algumas alternativas biodegradáveis para compor a nossa vela aromática.

Base de cera vegetal

Como já explicado, os produtos da vela aromática precisam ser diferentes. Substituir a parafina convencional por ceras vegetais ou até mesmo de frutas.

Essas ceras provêm de fontes naturais e renováveis e oferecem uma queima excelente que não promove o surgimento de resíduos nocivos à saúde.

Além disso, essas ceras são super compatíveis com essências e óleos vegetais, fornecendo uma queima limpa e bem aromática para você.

Existem inúmeras opções: soja, coco, arroz, palma, candelila, carnaúba… enfim, opção é o que não falta. É só escolher a que mais te agradar e aproveitar tudo que sua vela perfumada tem a oferecer.

Glitter ecológico

Você deve estar se perguntando o porquê do glitter (ou purpurina) estar nessa lista. Mas calma, vamos explicar.

Velas aromáticas, em sua grande maioria, são decoradas. Muitas, inclusive, são utilizadas para ornamentação de festas e ambientes. Logo, não é incomum o uso de glitter na composição da vela.

O glitter comum é formado por microplásticos que, como já foi dito, demora anos para se decompor, além de entupir bueiros, acumular nos mares e contaminar o nosso solo.

Uma alternativa é o glitter ecológico, que pode ser composto por algas, corantes não-nocivos e pó de pedras. Como resultado, dão o mesmo efeito purpurinado e não prejudicam outras formas de vida do nosso planeta.

vela ecologica com selo eureciclo na mair
Para produzir uma vela ecológica é preciso repensar todos os seus materiais.

Materiais reutilizáveis

Quando o assunto é vela ecológica, nem tudo precisa ser pensado no descarte. Alguns produtos da vela podem ter uma finalidade de reaproveitamento.

Para isso, é importante que o consumidor final, no caso, você, nossa querida leitora, tenha consciência da reutilização desses materiais. 

Por isso vamos deixar aqui duas opções de componentes comuns nas embalagens das velas:

  • Saquinho de algodão cru: o algodão cru demora cerca de 5 a 20 meses para se decompor. Mas o foco aqui é você reaproveitar a embalagem para guardar acessórios, coisinhas fofas e pequenas e reutilizar de forma consciente. O saquinho de algodão cru substitui o plástico, dá mais personalidade à embalagem e é uma opção incrível de material reutilizável.
  • Pote de vidro: os potinhos de vidro são ideais para armazenar a vela, já que elas serão utilizadas dentro do recipiente. Depois que a vela aromática completar sua vida útil, você pode usar o pote para guardar temperos, acessórios como anéis, pingentes, colocar areia para decorar… As possibilidades são infinitas, é só usar a imaginação.

Velas Mair e a preocupação com o meio ambiente

Aqui na Velas Mair, nós nos preocupamos com todos os estágios da fabricação das nossas velas. Além disso, possuímos o selo eureciclo, que certifica a logística reversa das embalagens. 

Usamos cera de soja e óleos naturais, pavio de tranças especiais, glitter de algas, saquinho de algodão cru, pote de vidro, além de trabalharmos com os melhores perfumistas para te entregar uma vela aromática de altíssima qualidade sem prejudicar o meio ambiente.

Agradecemos por você ter lido o texto até aqui e esperamos ter conseguido informar um pouco mais sobre o consumo consciente.

Caso queira conhecer mais sobre nossas opções de velas aromáticas e ecológicas, só falar com a gente, tudo bem? Até o próximo texto!

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.