FRETE GRÁTIS ACIMA DE R$249 EM TODO BRASIL ♥

Tudo sobre velas artesanais aqui da Mair

Velas artesanais são nosso grande foco aqui na Mair (deu para notar, né?). Mas você sabia que isso tudo começou há vários anos atrás, com o espírito empreendedor da nossa fundadora? E que, na verdade, velas não foram nem a primeira opção? Vem junto que hoje vamos te contar, do nosso jeito, tudo sobre velas artesanais: desde como surgiu a ideia da Velas Mair até os dias de hoje.

No início, havia a Caroline

A Carol, fundadora da Velas Mair, sempre gostou da temática do empreendedorismo, branding, produtos, desenvolvimento… mas, mesmo assim, fez faculdade (engenheira!) e trabalhou por bons anos no setor.

Porém, esse interesse em ter uma empresa própria nunca foi embora. Assumindo ele, a Carol investiu em uma empresa de dropshipping, vendendo em sites e plataformas de varejo por aí. Produtos de beleza, jóias e maquiagens foram os primeiros produtos.

Ainda assim, durante esse tempo todo, velas aromáticas sempre foram uma paixão pessoal. A Carol sempre teve várias em casa e as usava sempre, tanto para dar uma relaxada quanto para ajudar na concentração ou mesmo para ter aquele cheirinho gostoso no ambiente.

Claro que a ideia de empreender com velas já tinha passado na cabeça. Entretanto, o custo de produção com materiais de boa qualidade sempre foi uma dificuldade. Ceras, fragrâncias, potes, utensílios… tudo muito caro para quem, na época, era estagiária.

Por isso, a Carol deixou as velas na reserva e continuou com outros produtos. O ponto decisivo foi lá em 2019, bem pouco tempo antes da pandemia de COVID-19 estourar no mundo todo: a Carol decidiu investir… em uma loja de roupas. Que deu tudo errado e não vendeu nada!

Desse modo, vendo que continuar insistindo em produtos que ela não acreditava de verdade não daria certo, foi quando ela decidiu finalmente decidiu apostar para valer na vela aromática artesanal.


velas artesanais feitas em casa mairA Lemongrass foi uma das nossas primeiras velas artesanais.

 

Fazer vela artesanal dá trabalho?

Fazer velas artesanais é, de forma superficial, algo simples: derrete a cera, coloca num pote com o pavio e espera esfriar. Mas, na prática, especialmente quando se quer um produto de alta qualidade, é bem mais complicado.

A Carol levou mais de um ano entre os primeiros protótipos e ter realmente um produto que valesse a pena ser vendido e levar o nome Mair. Afinal, não basta ter um produto diferenciado, é preciso um trabalho completo de branding para fazer uma marca dar certo.

Desse modo, foram meses e anos de estudos em marketing, publicidade, processo criativo, empreendedorismo, gestão financeira, administração de empresas e tantos outros temas. Além disso, há uma série de outros detalhes igualmente importantes: embalagens, selos, logos, envios e fretes, adesivos, brindes… todos fatores fundamentais para a experiência do cliente.

As velas artesanais Mair começaram na cozinha da Carol e foram, aos poucos, se profissionalizando. O processo artesanal foi sendo refinado, outros materiais — de melhor qualidade e com características diferenciadas — foram adotados, houve uma grande quantidade de protótipos com variadas notas olfativas… várias iniciativas deram certo, mas várias não foram para frente também.

caroline mair fazendo velas artesanaisVela artesanal dá muito trabalho viu, gente?

 

Criando velas aromáticas artesanais durante uma pandemia

A pandemia mudou tudo na vida de todo mundo. Se a situação estava difícil para quem estava em um emprego estável, imagina então para quem tinha acabado de criar uma marca do zero?

Durante o período inicial de pandemia o processo de confecção das nossas velas mudou muito. Aliás, a própria Velas Mair mudou muito: desenvolvemos novas velas, mudamos receitas, mudamos embalagens, melhoramos processos internos, lançamos novos produtos…a Carol até dizia que fazer velas era um hobby, mas para sermos sinceras, com tanta coisa acontecendo, não era tão verdade assim.

Nesse período a marca cresceu, a quantidade de pedidos deu grandes saltos (inclusive para pedidos no atacado) e nossas redes sociais bombaram. Além disso, nunca paramos de criar novas velas aromáticas artesanais e procurar formas mais sustentáveis e ecologicamente corretas para nossa produção.

Uma história que começou com um investimento de R$291,10 felizmente estava dando muito certo! Mas isso também significava que o quarto de visitas na casa da Carol já estava muito pequeno e que ela sozinha não dava mais conta do recado.

velas artesanais kit presente tropicalO kit Pocket Tropical conta com 4 velas aromáticas artesanais de 35g cada.

 

O percurso até nosso momento atual

Com os negócios indo bem, tivemos a chance de expandir a empresa. Ou melhor, a necessidade de expandir a empresa.

Mudamos para um espaço um pouco maior, facilitando o dia a dia. Igualmente, contratamos mais pessoas para ajudar na produção, relacionamento com clientes, vendas e divulgação da Velas Mair.

Melhoramos nossos utensílios e ferramentas e tornamos o processo de produção mais eficiente. Nesse período passamos a fazer pedidos totalmente personalizados para eventos, casamentos, marcas, lojas e pessoais. Ou seja, uma ótima coisa para os negócios, mas que também significa bem mais trabalho.

Lançamos mais velas, mudamos embalagens de novo, mudamos nosso site, melhoramos vários processos internos e comemoramos nosso segundo aniversário em março de 2022. Aliás, pouco depois lançamos outra vela artesanal perfumada também. E, depois disso, mudamos novamente: de local e de cidade!

Foi nesse período que a Carol realizou um sonho: ter um produto seu à venda em uma grande loja — a Track&Field — em um dos grandes centros de São Paulo, o Shopping Higienópolis. E, seguindo nosso jeito de fazer as coisas, lançamos nossos fósforos super fofos.

velas artesanais premium de alta qualidade mairQuer uma vela artesanal perfumada premium? Vem conhecer a linha Snow!


Nossa vela aromática artesanal mais recente

Você já deve ter percebido que a nossa história aqui na Mair é uma de conquistas pessoais junto de bastante dedicação e esforço, não é? Realmente não é fácil, os desafios são muitos. Mas, por aqui, a gente enfrenta eles assim: lançando vela nova.

Nossa linha Snow usa cera de coco pura: natural, vegana, super cremosa e com um acabamento premium. São três aromas: Woods, Nectar Honey e Fig Vanilla… quer dizer, por enquanto.

Com menos de três anos de empresa muita coisa mudou aqui para nós. Aliás, até mesmo nossas velas aromáticas artesanais mudaram bastante nesse período. É incrível pensar que há tão pouco tempo atrás, Velas Mair era a Carol na cozinha e que hoje somos uma empresa em expansão (e com mais umas surpresas já planejadas para o futuro).

Só temos a agradecer a cada ajuda, palavra de incentivo, dica e ensinamento que recebemos durante esse período. Temos muito orgulho de ter uma equipe incrível e clientes super legais.

Agora que você já viu tudo sobre velas artesanais que fazemos aqui na Mair, acesse o nosso site. Você conhece mais da marca, nossos produtos e nosso compromisso sustentável por lá!

1 comentário

  • Hola, la verdad es que son una inspiración muy enriquecedora para nuestro proyecto en Colombia, me encantaría viajar a Brasil para conocerlas y me encantaría tener la oportunidad de aprender de esa hermosa empresa.
    Nosotros estamos aprendiendo en el camino, tenemos mucho corazón y constancia para seguir perseverando en el tiempo.
    Gracias por su amable atención, ojala en algún momento podamos contactarnos sería muy gratificante.

    Luisa cabezas

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.