FRETE GRÁTIS ACIMA DE R$249 EM TODO BRASIL ♥

Vela aromática: confira as dicas que preparamos para você

Seja para relaxar depois de um dia atribulado, seja apenas para deixar a casa perfumada, acender uma vela aromática é sempre uma ótima experiência. Para te ajudar a aproveitar melhor esses momentos, preparamos esse artigo com dicas e informações. Vamos te ensinar a como fazer sua vela aromatizada durar mais, quais são os tipos de velas aromáticas que existem e como escolher a ideal para você. Confira.

O que é uma vela aromática?

Podemos definir uma vela aromática como uma vela que, ao ser acesa, exala um aroma delicioso. Dessa maneira, perfuma o ambiente e traz ótimas sensações para quem está por perto.

Inventadas pelos egípcios há pelo menos 5 mil anos, as primeiras velas eram feitas de plantas e insetos. Na Europa, durante a Idade Média, com o uso da cera de abelha, descobriu-se que elas podiam exalar um aroma agradável e doce. Isso era possível devido à sua chama pura e limpa, que contrastava com as velas de sebo feitas até então. Porém, as velas aromáticas eram usadas apenas pelos ricos, já que seu preço era muito alto.

Com a industrialização do século XIX, foi possível baratear e popularizar as velas aromáticas, que caíram nas graças de todo mundo que gosta de perfumes agradáveis. 

Esse tipo de vela pode variar tanto em tamanho como em fragrância, embalagem e material. Por isso, vamos explicar cada uma dessas variações e quando elas são recomendadas.

Quais os tamanhos de vela aromática?

O tamanho de uma vela aromática pode variar de acordo com o fabricante. Ou seja, não há limites para isso. Sendo assim, na hora de comprar, você perceberá que o peso delas pode variar entre 30 até 200 gramas ou mais. 

As Velas Mair, por exemplo, têm três tamanhos:

Na hora de escolher qual tamanho de vela aromatizada comprar, você deve levar em consideração os seguintes fatores:

  • Caso você já conheça e goste do aroma, opte por velas maiores. Geralmente, o custo benefício vale a pena.
  • Velas maiores têm maior poder de inalação.
  • Se você ainda está conhecendo as fragrâncias, opte por velas menores. Assim, você vai poder experimentar todas e perceber aquela que melhor se encaixa com suas preferências.

Mas esse não é o único parâmetro para escolher qual vela aromática comprar. Veremos agora como descobrir a fragrância ideal para você.

Como escolher a fragrância das velas aromáticas?

velas aromaticas cruelty freeEncontre a fragrância certa para você

Como você deve imaginar, existe uma infinidade de combinações e estilos de aroma para as velas:

  • cítricos;
  • adocicados;
  • frutados;
  • amadeirados;
  • herbais;
  • chipres;
  • fougeres;
  • aromáticos;
  • etc.

Antes de passarmos as dicas sobre qual fragrância escolher, precisamos entender que ela se divide em três tipos de notas olfativas:

  • notas olfativas de saída: com aromas refrescantes e cítricos;
  • notas olfativas de corpo ou de coração: com aromas de flores, folhas, frutas e especiarias;
  • notas olfativas de fundo: com aromas mais amadeirados.

Como exemplo, podemos citar nossa Vela Bamboo Life CLASSIC. Ela tem as notas de saída de menta e bergamota. Como notas de corpo, destacam-se a lavanda e o muguet. Para a nota de fundo, temos o sândalo. O equilíbrio desse conjunto, por sua vez, é resultado de meses de pesquisas e testes, tornando a vela aromática um produto especial.

Finalmente, para escolher o perfume ideal, você precisa levar alguns pontos em consideração. Por exemplo, dependendo da finalidade, é recomendada uma fragrância. Confira os quatro aromas que separamos e suas recomendações.

Alecrim

Ideal para locais de trabalho, velas aromáticas de alecrim estimulam o foco e a concentração. Assim, quando você estiver meio disperso, sem conseguir prestar atenção nas coisas importantes da rotina de trabalho, acenda uma vela aromatizada de alecrim.

Não importa se você está trabalhando em casa ou no escritório, acender uma vela aromática vai estimular a memória e o bom-humor de todos ao redor. 

Jasmim

Conhecida por suas propriedades calmantes, a vela aromática de jasmim é recomendada para manter o ambiente mais tranquilo, aliviando o stress. Por isso, velas aromatizadas com esse perfume são muito recomendadas para serem acesas em quartos e outros ambientes de relaxamento. Pensando nisso, a Velas Mair criou a Vela Jasmine Breeze CLASSIC especialmente para você. Confira!

Nada impede, porém, que elas também sejam acesas em ambientes de trabalho, naqueles dias em que o clima parece mais pesado. É tudo uma questão de sensibilidade.

Lavanda

Uma das fragrâncias mais populares das velas aromáticas, a lavanda também tem propriedades calmantes. Mas, diferencia-se do jasmim por conseguir restaurar a energia de quem está por perto. Pensando nisso, a Velas Mair desenvolveu a Vela Calm, Lavanda CLASSIC ainda durante o período da pandemia.

Ela é ideal para ser acesa na casa toda, inclusive no quarto, onde vai ajudar a desenvolver a paz interior e o equilíbrio mental. Essencial para quem passou por uma fase muito estressante.

Limão

As velas aromáticas com fragrância de limão têm propriedades antissépticas e ajudam a purificar o ambiente. É como se o aroma cítrico fosse dissolvendo as energias negativas que estão no ar. Um bom exemplo disso é a Vela Coconut Lemonade CLASSIC, da Velas Mair. Ela te transportará para um verdadeiro paraíso tropical. Veja no nosso site.

Assim como as demais fragrâncias, ela pode ser acesa em qualquer cômodo da casa. Devido ao cheiro cítrico, é também recomendada para banheiros, levando uma sensação de frescor para essas áreas.

Como fazer minha vela aromática render mais?

Agora que você já sabe quais são as principais fragrâncias e para que são usadas, é hora de aprender mais sobre a conservação das velas. Falaremos tanto sobre como preservá-la quanto sobre como fazer seu perfume durar mais tempo. Vamos lá.

vela aromática vegana artesanalVelas aromáticas te ajudam a recarregar suas energias

Quais cuidados devemos ter com a vela aromática?

Nesse ponto explicaremos como conservar sua vela. As principais dicas são:

  • Queime as velas por no máximo 4 horas.
  • Não deixe a vela próxima de crianças, pets e objetos inflamáveis.
  • Tome muito cuidado caso vá mover a vela aromática acesa, pois o pote em que ela está pode estar quente.
  • Não se esqueça de que a vela aromatizada deve ser descartada quando tiver 0,5 cm de cera.

Quais os cuidados para a vela aromática durar mais?

Com essa finalidade, os principais cuidados são:

  • Para deixar a chama baixa, lenta e sem fumaça, deixe o pavio sempre com no máximo 0,5 cm de altura.
  • Deixe a vela queimando até que toda a superfície fique líquida para evitar que se forme um túnel.

Além disso, para que o perfume dure mais tempo no ambiente, é preciso que o local não tenha muita ventilação. Caso contrário, o aroma vai se dissipar rapidamente. De maneira geral, uma vela aromática começa a liberar sua fragrância assim que acesa. Porém, o perfume fica mais intenso após 30 minutos. 

Como escolher uma vela aromática de boa qualidade?

Sem dúvida, escolher as velas perfumadas que você levará para casa exige bastante cuidado. Isso porque há uma série de variáveis que interferem nessa escolha:

  • material da cera;
  • qualidade da essência;
  • tipo de pavio;
  • tipo de embalagem;
  • tamanho da vela;
  • notas olfativas.

Principais tipos de cera para velas aromáticas

Há quatro tipos mais comuns de cera para vela aromatizada: parafina comum, parafina em gel, cera de coco e cera de soja. Entenda a diferença entre cada uma delas:

  • Parafina comum: feita de derivados do petróleo, é a mais usada no processo de produção de todos os tipos de vela devido ao seu baixo custo. Apesar disso, seu manuseio durante a fabricação é mais complicado. Outra característica importante é sua cor opaca após o resfriamento.
  • Parafina em gel: também feita com materiais extraídos do petróleo, esse tipo de parafina é amplamente usado em velas decorativas. Sua aparência é cristalina, dando a possibilidade de acrescentar desenhos e cores em seu interior. Devido à sua consistência mais mole, não é possível desenformá-la.
  • Cera de coco: com baixo ponto de derretimento, esse tipo de cera produz pouca fuligem. Outra vantagem é que ela oferece uma queima lenta, o que pode aumentar sua durabilidade.
  • Cera de soja: ao comprar uma vela aromática feita com esse material você terá a certeza de que está consumindo um produto ecologicamente correto. Isso porque a cera de soja é feita com uma combinação hidrogenada de vegetais, oferecendo menor impacto ambiental. Por fim, seu odor neutro e estabilidade química permitem que ela exale ótimas fragrâncias sem interferência de outros cheiros. São esses os motivos que nos levaram a optar por esse material em nosso blend com outras ceras. Confira nossa linha completa no site.

Busque sempre as melhores fragrâncias

A qualidade das fragrâncias usadas na fabricação das velas é uma parte essencial na hora de escolher qual vela aromática comprar. De acordo com a qualidade do perfume, a fixação do aroma no lugar muda. Ou seja, essências de melhor qualidade deixam o ambiente perfumado por mais tempo.

Além disso, a combinação de essências variadas pode ser um diferencial. Por isso, sempre procure fabricantes de velas aromatizadas que tenham feito essas misturas com o auxílio de perfumistas. Eles são de extrema importância para que os resultados sejam bem equilibrados e agradáveis para o consumidor.

Esse é o nosso caso: trabalhamos com os melhores perfumistas para ter fragrâncias incríveis e para criar velas únicas para você. Veja tudo em nosso site.

Quais os tipos de pavio?

Existem dezenas de tipos de pavio para usar em vela aromatizada. Aqui, apresentaremos os mais comuns. Confira a lista:

  • Pavio de madeira: encontrado nos formatos achatado ou cruzado, são geralmente embebidos em óleo e acabam ficando rançosos com o passar do tempo. Isso contamina a cera e produz uma chama fedorenta.
  • Pavio com núcleo de cobre: ideal para velas de parafina, esse tipo de pavio é feito de algodão trançado e tem um fio de cobre no meio. Sua chama é pequena, com menos luminosidade, o que faz com que a vela dure mais tempo.
  • Pavio de algodão: como o nome sugere, esse pavio é feito de fios de algodão trançado.Produz uma chama constante, que pode variar de acordo com o tamanho do pavio para fora da vela. Uma solução ecológica e eficaz para uma queima eficiente. 

Por essa razão, usamos o pavio de algodão em todas as suas velas aromatizadas. No nosso site, você confere todos os nossos produtos. Acesse já.

Quais os tipos de embalagem para vela aromatizada?

velas aromaticas na velas mair
Aprenda a escolher a embalagem mais adequada para você


Há dois tipos de recipientes com tampa mais usados na fabricação de velas aromatizadas: latas e vidros. Cada um tem peculiaridades que devem ser levadas em conta na hora da compra. 

No caso das embalagens de vidro, a principal vantagem é a reutilização dos potinhos. Você pode usá-los para uma série de finalidades. É só fazer a limpeza corretamente e escolher o que quer guardar dentro deles.

Quando falamos das embalagens de metal, as famosas latinhas, o maior cuidado é na hora de manuseá-las, já que elas podem ficar bem quentes devido ao calor da chama. Por outro lado, esse tipo de material pode ser facilmente reciclado e ajudar na sustentabilidade do planeta. 

É importante ressaltar que ambas conservam as fragrâncias sem maiores problemas, principalmente quando é utilizada uma tampa.Sem contar que a tampa evita o acúmulo de sujeira e poeira. É o caso das nossas velas aromáticas, já que todas vêm em potes de vidro ou metal. Assim, você pode ficar tranquilo que sua vela não perderá o aroma com o passar do tempo.

Qual vela aromática levar para casa?

Diante dessas características que apresentamos, podemos dizer que uma boa vela aromática vem em diversos tamanhos, com essências de qualidade e preparadas por perfumistas. Além disso, caso esteja preocupado com a sustentabilidade opte por aquelas que são feitas com cera de soja, muitas vezes chamadas de velas veganas.

O mesmo se aplica com relação ao pavio. Se a sua preocupação é tanto com a qualidade da fragrância quanto com o cuidado com o meio ambiente, escolhas as velas com pavio 100% de algodão. No mais, é só descobrir o aroma preferido e aproveitar uma casa mais perfumada e aconchegante.

Para quem está procurando por todos esses diferenciais em um único produto, a Velas Mair é a melhor solução. Após uma intensa busca e aprimoramento de nossas fragrâncias, conseguimos produzir as melhores velas aromáticas para você.

Outro ponto importante é que temos uma grande preocupação com o meio ambiente e, por isso, trabalhamos de forma sustentável e utilizando produtos veganos. Nossos insumos não são testados em animais e, portanto, são considerados cruelty free.

Entre agora no nosso site e confira todos os nossos produtos e kits. Tudo com muito bom gosto e elegância.

1 comentário

  • Gostaria de comprar a vela perfumada Chai, do vidro grande e azul.

    Tania

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.