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Marketing olfativo: sua marca tem cheiro?

Já ouviu falar em marketing olfativo? Essa adição mais recente à gama de diferentes abordagens do marketing vem crescendo, e não é para menos. Afinal, mais do que nunca fala-se sobre a experiência do cliente e reconhecimento de marca. Como um dos cinco sentidos principais, o olfato tem um papel fundamental em como experienciamos o mundo ao nosso redor. Em outras palavras, utilizá-lo em favor do marketing de uma empresa, loja ou marca faz todo sentido. Vem cá conhecer mais sobre o marketing olfativo!

Um pouco de história

Em 1976, Mark Peltier trabalhava como oficial da Força Aérea americana. A fim de fugir do cheiro de cigarro em seu escritório, ele fazia passeios em matas da região. Um belo dia ele estava no parque Muir Woods: os cheiros das sequóias, rododendros, samambaias e musgos o cativaram justamente pelo estado relaxado, pacífico e calmo que proporcionaram.

Em 1990, Peltier, após anos de pesquisa e experimentações descobriu que era possível utilizar corrente elétrica para transformar substâncias líquidas em vapor sem destruir as características das fragrâncias. Como resultado, ele fundou sua empresa para usar essa tecnologia em favor de marcas, lojas e empresas: o verdadeiro início do marketing olfativo.

Olfato e marketing combinam?

Antes de fundar sua própria empresa, Peltier buscou diversos nomes da indústria com suas ideias: nenhuma deu bola. Mais de 30 anos depois, o marketing olfativo está presente em hotéis, resorts, cassinos, restaurantes, marcas de carros, convenções e até museus.

Atualmente, há diversas empresas ao redor do mundo especializadas nesse nicho. Só para exemplificar alguns dos seus usos mais famosos:

  • O Burger King utiliza uma fragrância com cheiro de hamburguer para fazer as pessoas comerem mais.
  • A marca de carros de luxo Rolls Royce tem um perfume de "carro novo" (o cheiro do Silver Cloud 1965) que é sempre aplicado após revisões e manutenções nos veículos.
  • Diversas das atrações e parques da Disney contam com seus próprios aromas: pipoca, flores e pólvora são alguns deles.
  • As cafeterias Starbucks não tem cheiro de café só por conta das bebidas sendo feitas, mas também porque utilizam o cheiro de café no ar condicionado.

marketing olfativo é aromas personalizados para empresasOs cruzeiros da Disney têm cheiro de sal marinho e babosa.

Cheiro personalizado para lojas? É isso mesmo?

Sim! Há várias marcas, dos mais variados nichos e de todos os tamanhos, que têm seus próprios cheiros personalizados. Isso é comum dentro do marketing olfativo, sabe por que?

  • Seres humanos podem diferenciar mais de 1 trilhão de cheiros diferentes (e sim, o olfato dos cães e outros animais é ainda melhor que o nosso).
  • Cada indivíduo tem seu próprio odor particular, completamente único, sendo que o renovamos a cada 28 dias em média.
  • Sentimentos tem cheiros: como nos sentimos altera a química do nosso corpo, e conseguimos perceber isso com o olfato.
  • Entre 75% e 90% do que identificamos como sabor é, na verdade, proveniente do cheiro.
  • É muito mais fácil lembrar de memórias graças a um cheiro do que qualquer um dos outros sentidos.
  • O olfato é o primeiro dos sentidos a se desenvolver completamente: ele está totalmente formado antes mesmo do nascimento.
  • O cheiro é fundamental não só na nossa percepção de uma pessoa, mas também se ela nos atrai ou não.

Ou seja, o cheiro é essencial em como identificamos o mundo ao nosso redor. Portanto, também tem papel importantíssimo em como nos relacionamos com o que experienciamos.

Exatamente por isso que o marketing olfativo é uma proposta tão interessante a ponto de diversas marcas investirem em aromas personalizados para empresas.

Marketing olfativo posto à prova

Uma vez que entendemos que os cheiros têm esse papel principal em nossa percepção, fica fácil entender qual sua importância para o marketing.

Não é uma ciência exata, é claro: pessoas diferentes terão preferências variadas; nem todo mundo gosta das mesmas coisas. Há ainda uma série de condições que alteram a percepção dos cheiros, como a anosmia (perda completa do olfato) e a cacosmia, uma condição na qual a pessoa sente cheiros que não estão realmente no ambiente.

Porém, tanto pelo hábito, quanto pela memória e pela cultura, há uma grande variedade de odores que são amplamente bem recebidos. O já mencionado “cheiro de carro novo” é um ótimo exemplo, mas também tem cheiro de chuva, de tempero sendo refogado, "cheiro de casa limpa"... até cheiro de gasolina, que é forte e pode sim causar danos à saúde, é algo bem quisto pelas pessoas.

O marketing olfativo permite criar uma narrativa que influencia o público a favor de uma marca, seus serviços e produtos. Por exemplo, o cheiro personalizado para lojas, se for bem desenvolvido, pode incentivar o público a comprar mais. Ou por outra abordagem, as fragrâncias personalizadas para empresas podem desenvolver a ideia de refinamento, de segurança, de bem estar ou de reconhecimento do branding.

E sim, funciona! Há estudos que apontam que o olfato pode acrescentar 11% mais vendas e 20% melhor satisfação dos clientes. Em cassinos, foi avaliado que as pessoas apostam até 45% a mais. A estratégia de marketing olfativo da Nike, por exemplo, levou a um aumento de 84% na intenção de compra!

marketing olfativo e o cheiro personalizado para lojasO marketing olfativo pode mudar de maneira muito positiva os resultados da sua marca.


Olfato, marketing e velas

Velas são uma das mais tradicionais formas de trazer fragrâncias para um ambiente. Desse modo, é possível aliar a praticidade e simplicidade de uma vela com uma estratégia de marketing altamente eficaz (e que ainda é uma excelente decoração ou presente).

Além disso, vale mencionar que várias marcas investem em velas personalizadas como forma de marketing tanto interno quanto externo. Seja para incentivar os colaboradores a ter uma melhor performance, seja para proporcionar melhores negócios, as velas funcionam muito bem no marketing olfativo.

Aliás, vale compartilhar com você: uma das nossas velas de maior sucesso é a Birthday Cake, que remete aquele cheiro maravilhoso de festa de aniversário. Ela funciona muito bem em buffets infantis, restaurantes, espaços de eventos… são várias possibilidades!

Gostou do marketing olfativo e já está pensando nas várias portas que ele pode abrir para a sua marca? Converse com a gente. Podemos te ajudar a realizar um branding inesquecível para sua loja, empresa ou evento — e com ótimos resultados!

1 comentário

  • Gostaria de conhecer melhor o trabalho de vcs

    Thania

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