FRETE GRÁTIS ACIMA DE R$249 EM TODO BRASIL ♥

Velas e acessórios: apagador e abafador

Aqui na Mair amamos velas e acessórios: dá para perceber, não é? Por isso resolvemos falar de dois acessórios para velas que usamos bastante e poucas pessoas conhecem: o apagador e o abafador, ambas alternativas modernas e elegantes para o tradicional sopro. Ficou curioso? Então vem com a gente que vamos te contar tudo!

Quais são os acessórios para velas?

Velas existem há milhares de anos, então era de se esperar que nesse tempo todo surgissem diversos acessórios diferentes. Aqui em nosso blog já falamos sobre o acendedor de vela, porém há outros:

  • castiçal ou candeeiro (suporte para uma única vela);
  • candelabro (suporte para duas ou mais velas);
  • lanterna;
  • fósforos;
  • aparador de pavio;
  • pinça ou mergulhador de pavio;
  • ornamentos decorativos;
  • bandeja;
  • abafador.

Há acessórios de inúmeros modelos, formatos, cores, tipos e variedades de cada um deles. Ou seja, tem para todos os gostos. Com efeito, é bem verdade que eles não são fundamentais para você aproveitar as suas velas… mas por aqui nós adoramos uma experiência completa e elegante, com tudo que há direito!

Porém, hoje, vamos nos focar no apagador de velas e no abafador de vela. Isto é, dois acessórios dedicados a apagar a chama sem danificar a vela, prejudicar sua queima futura e sem deixar aquele cheiro de fumaça pelo ambiente.

O que é o abafador de vela?

O abafador de vela é um acessório com um cabo longo e, na ponta, uma espécie de copo ou sino. Assim como seu nome indica, sua função é apagar a vela abafando a chama.

abafador de vela mairVocê pode conferir o abafador de vela da Mair lá no nosso site!

Uma vez que o abafador não precisa encostar nem na vela nem no pavio, ele apresenta algumas vantagens:

  • Mantém a pessoa segura de queimaduras.
  • Para pessoas que têm muita sensibilidade às fragrâncias, é uma forma de permanecer mais distante dela acesa.
  • Permite apagar a vela fazendo menos fumaça.
  • Não desloca o pavio, garantindo sua integridade.

Em outras palavras, é um método seguro de extinguir a chama, tanto para a vela em si quanto para a pessoa que o está utilizando. Mais que isso, também é um acessório requintado e tradicional: suas origens estão lá no século XVII.

Sendo assim, ele é perfeito para quem realmente ama velas aromáticas e quer um toque de glamour num momento que pode ser rotineiro, mas que também pode ser super especial, como bodas, viagens e celebrações.

E apagador de velas, o que é?

Logo após ter lido sobre o abafador, você deve estar se perguntando o que exatamente é um apagador de velas… afinal, o abafador não é um apagador?! A resposta é “sim”: ele é um dos acessórios utilizados para extinguir a chama da vela.

Porém, há um outro acessório comumente chamado de “apagador de vela”: o mergulhador de pavio, também conhecido como pinça.

velas e acessórios mair apagador de velasNosso Kit Lust inclui o apagador de velas (além de outros acessórios lindos).

Seu formato é de uma haste comprida, sendo que sua ponta final é curvada. Desse modo é mais fácil tanto empurrar o pavio em direção à cera derretida, apagando assim a vela, e também puxar de volta o pavio para sua posição reta e centralizada. Portanto, suas vantagens são:

  • Apagar a vela sem fazer praticamente nenhuma fumaça.
  • Uma vez que não há fumaça, também não há aquele cheiro de queimado.
  • É uma boa forma de ajustar o pavio, permitindo uma queima homogênea.
  • Reduz bastante a formação de cinzas e outras sujidades no vidro/copo da vela.

De criação bem mais recente, muitas pessoas vêm preferindo o apagador justamente por ser um item mais simples. Semelhantemente, por fazer menos fumaça, pessoas que possuem condições como rinite ou alergias tendem a preferir este acessório.

Ainda assim há um grande debate acerca da “forma certa” de apagar a vela. Sendo assim, vamos explorar melhor este aspecto: confira a seguir.

Qual dos dois escolher, abafador ou apagador?

Quando falamos em velas e acessórios, há inúmeras possibilidades disponíveis. Porém, para quem é realmente aficionado, o debate sobre o “jeito certo de apagar vela” é um que vai longe.

Isto é, há aqueles que defendem que assoprar é a melhor forma, há quem diga que abafar é o jeito certo, quem prefira usar a tampa do copo da vela e quem jure que mergulhar o pavio na cera é a prática correta. 

Por outro lado, argumenta-se que assoprar gera muita fumaça, que abafar (tanto com a tampa quanto com o abafador) pode deixar cheiro de fumaça na cera e que dobrar o pavio pode danificá-lo. Mas afinal, qual a realidade?

De forma direta, cada método tem suas vantagens e desvantagens: escolha aquele que faz mais sentido para você. Porém vale ressaltar que assoprar o pavio pode espirrar vela derretida, então tome cuidado. Ainda assim, o fundamental mesmo é manter o pavio sempre centralizado e deixar toda a camada superior da cera derreter antes de apagá-la. Assim, você garante a qualidade da queima e a durabilidade da sua vela.

Velas e acessórios para todos os gostos

Independentemente de você ser um candle lover — alguém que realmente mergulha a fundo nessa paixão —  ou apenas gostar do uso ocasional das suas velas, é importante lembrar que, seja um apagador personalizado super requintado seja um modelo mais simples, o primordial é você ter alegria e o prazer de acender (e apagar!) as velas que você gosta.

Exatamente por isso temos linhas diferentes de velas:

  • Classic, para velas atemporais, perfeitas para todas as ocasiões.
  • Travel, para quando você quer uma fragrância super gostosa mas precisa pensar no peso e no espaço ocupado.
  • Snow, nossa linha premium que é puro luxo, com ingredientes sensacionais.

E temos também tanto o abafador quanto o apagador em nossa loja. Desse modo você tem a liberdade de conhecer ambos e decidir qual dos dois prefere… e vai que você experimenta e decide que gosta dos dois, né?

Somos suspeitos para falar, é verdade, mas é que nós adoramos esse mundo de ceras, fragrâncias, bolsinhas, kits e acessórios. Portanto, fica aqui nosso convite para você: acesse nossa página de acessórios e conheça cada um deles. São várias opções  diferentes, prontas para você conhecer mais à fundo. Temos certeza que você vai se apaixonar!

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.